Acupuntura consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura", com objetivo de efeito terapêutico em diversas condições de desarmonias ou desequilíbrio orgânico.
Alergologia (ou Alergoimunologia) é a especialidade da Medicina que visa o diagnóstico e o tratamento das doenças alérgicas. Atualmente esta especialidade recebeu denominação oficial de Alergia e Imunologia, uma vez que para o seu exercício, o médico especialista deve estar treinado não somente no tratamento das doenças alérgicas, mas deve também possuir profundo conhecimento do funcionamento do sistema imune, bem como estar qualificado para o diagnóstico e o tratamento de todas as suas alterações.
Especialidade médica que estuda e proporciona ausência ou alívio da dor e outras sensações ao paciente que necessita realizar procedimentos médicos, como cirurgias ou exames diagnósticos, identificando e tratando eventuais alterações das funções vitais. A especialidade vem a cada dia ampliando suas áreas de atuação, englobando não só o Período Intra-Operatório, bem como os períodos Pré e Pós-Operatórios.
É a especialidade médica que trata das doenças que acometem vasos sanguíneos, artérias, veias e vasos linfáticos. O tratamento clínico consiste em ações para promoção, prevenção e recuperação da saúde através de alterações dos hábitos de vida, medicamentos e exercícios físicos. Atua em conjunto com a cirurgia vascular para tratamento destas doenças, trabalhando em todos os segmentos do corpo, cuidando de veias e artérias e tratando quaisquer distúrbios de circulação.
A arritmologia é uma subespecialização da Cardiologia que tem como enfoque realizar o diagnóstico da arritmia, sua prevenção e também o tratamento médico para evitar que ela atrapalhe a vida do indivíduo ou paciente passando pelo tratamento. Também indica o melhor tipo de tratamento que, por vezes, pode ser necessária a realização de implantes de marca-passo e outros, que ajudam a regular os batimentos cardíacos. É o médico arritmologista o responsável por fazer a cirurgia e acompanhar o paciente depois da realização do procedimento.
Cardiologia é a especialidade médica que estuda o funcionamento, a anatomia e as doenças do coração, das artérias, das veias e, em geral, de todos os componentes do sistema cardiovascular. Existem dois tipos de fatores de risco para o aparecimento de doenças coronárias: os fatores imutáveis, como é o caso da hereditariedade, idade e sexo, que não podemos interferir; e os fatores mutáveis, que são preventivos, como fumo, colesterol elevado, pressão arterial elevada, vida sedentária e obesidade.
É uma especialidade que realiza procedimentos que se estendem da boca até o ânus e envolve órgão como estômago, intestino grosso e delgado, duodeno, fígado e faringe, esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado, cólon, reto e ânus. A procura por esse especialista geralmente ocorre quando o paciente precisa retirar vesícula, tumores malignos, hérnias e tratar doenças no intestino que estejam impedindo a qualidade de vida do paciente.
É uma especialidade que realiza procedimentos na região da boca, maxilar, pescoço e nariz. A procura por esse especialista geralmente ocorre quando o paciente sofre algum trauma, como acidente de carro, e precisa recuperar a sua qualidade de vida. Ou condições médicas como câncer de boca, fraturas, cistos, problemas na mandíbula.
É uma especialidade que realiza procedimentos com foco em áreas do corpo como tireoide, glândulas salivares, faringe, fossas nasais, boca, tecidos do pescoço, couro cabeludo e laringe. A procura por esse especialista geralmente ocorre quando o paciente precisa tratar tumores benignos ou malignos. Pacientes devem se atentar a sintomas como rouquidão persistente por mais de 15 dias, caroço no pescoço, afta que não melhora na boca ou garganta, ferimento no couro cabeludo com dificuldade de cicatrização, alteração no olfato ou paladar.
Cirurgia geral é a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos
Especialidade médica, ramo da cirurgia, que se ocupa do tratamento cirúrgico de doenças que acometem indivíduos desde o período da vida fetal até o início da idade adulta. O treinamento específico no tratamento de crianças é único entre todas as especialidades cirúrgicas além de particularmente exigente e intenso pelas características dos programas de residência médica na especialidade.Seu espaço de atuação inclui as afecções urológicas, a cirurgia oncológica, cirurgia da cabeça e do pescoço, do tórax, cirurgia gastrenterológica, o transplante de órgãos e a cirurgia bariátrica em adolescentes.
A Cirurgia Plástica é a especialidade médica que repara ou reconstrói deformidades físicas, presentes desde o nascimento (congênitas) ou causadas por queimaduras, traumas, doenças ou envelhecimento. É o meio pelo qual podemos melhorar função e aparência. Reposicionamento dos tecidos é a essência da Cirurgia Plástica. Tecidos podem ser removidos ou transferidos localmente ou de uma parte remota do corpo, incluindo técnicas como incisão cirúrgica, excisão, eletrocirurgia, dermoabrasão, laser, aplicação de substâncias químicas e injeção de produtos. Atua também na área de cirurgia estética, melhorando a autoestima dos pacientes.
É uma especialidade que realiza procedimentos na região entre a base do pescoço e o músculo diafragma, em áreas como: pulmões, traqueias, esôfago e pleuras. Geralmente o paciente busca esse especialista para tratar fraturas na costela, sudorese excessiva, derrame pleural, intervenções estéticas, câncer de pulmão, transplante de órgãos, entre outros.
É uma especialidade que realiza procedimentos que envolvem as veias, vasos, artérias e o sistema linfático, o sistema circulatório. Geralmente o paciente busca esse especialista para realizar a cirurgia de doenças no vaso sanguíneo e linfático já diagnosticadas pelo angiologista.
A clínica médica pesquisa e trata disfunções e doenças, escolhendo os melhores procedimentos para preveni-las e combatê-las. Tendo um conhecimento aprofundado dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, realiza diagnóstico, solicita exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias. A especialidade auxilia na prevenção e cura de doenças.
É a especialidade médica voltada ao estudo, diagnóstico e tratamento das doenças que envolvem a pele. A área engloba ainda doenças causadas em seus anexos: como cabelos, unhas e mucosas, além do tecido subcutâneo (tecido gorduroso).
A endocrinologia é a especialidade médica que cuida do funcionamento das glândulas responsáveis por produzir e secretar diversos hormônios no organismo. Esta área da medicina cuida dos pacientes com obesidade, acompanhamento pré e pós cirurgia bariátrica, diabetes mellitus, doenças da hipófise, distúrbios da tireoide, menopausa, entre outras doenças das glândulas endócrinas.
Área de atuação que requer a interação de conhecimentos pediátrico e de endocrinologia para diagnóstico e tratamento de disfunções hormonais, que se instalem desde o período neonatal até o final da adolescência (20 anos).
A Fisioterapia pode ser definida como uma ciência aplicada à prevenção e tratamento da saúde por meio de recursos físicos. Sua aplicação necessita do entendimento das estruturas e funções do corpo humano. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, cinético-funcionais (da biomecânica e funcionalidade humana) decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Além disso, a Fisioterapia estuda os efeitos benéficos dos recursos físicos como o movimento corporal, as irradiações e correntes eletromagnéticas, o ultrassom, entre outros recursos, sobre o organismo humano. A Fisioterapia atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que têm o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções.
Fonoaudiologia é área da saúde que abrange os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral, linguagem escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, sucção, mastigação e respiração. Trabalha com as atividades voltadas à promoção da saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia dos possíveis problemas apresentados nessas áreas.
Especialidade médica que é responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento das doenças e disfunções do aparelho digestivo (boca, faringe, esôfago, estômago, intestino e ânus, além dos órgãos anexos como fígado e pâncreas). Esse profissional também deve promover a prevenção de doenças do sistema digestório como a gastrite, tão comuns atualmente; orientar os pacientes sobre a alimentação mais adequada para cada estilo de vida e sobre costumes e hábitos que não são saudáveis.
Especialidade médica responsável por prevenir, diagnosticar e tratar as doenças do aparelho gastrointestinal da criança e do adolescente, que é composto pela boca, faringe, esôfago, estômago e intestinos delgado e grosso, duodeno, fígado e pâncreas.
Especialidade médica que cuida das pessoas idosas (no Brasil, pessoas acima de 60 anos) e que tem como objetivos: a promoção da saúde, a prevenção e o tratamento das doenças além da reabilitação funcional e cuidados paliativos. O geriatra utiliza durante a consulta uma abordagem ampla para a avaliação clínica, incluindo aspectos psicossociais, escalas e testes; por isso, a consulta geriátrica é, em geral, mais demorada. Além de lidar com doenças como as demências, a hipertensão arterial, o diabetes e a osteoporose, o geriatra também trata de problemas com múltiplas causas, como tonturas, incontinência urinária e tendência a quedas. Ele também fornece cuidados paliativos aos pacientes portadores de doenças sem possibilidade de cura. Frequentemente, atua em conjunto com equipe multidisciplinar, como na avaliação de tratamentos adequados e daqueles que trazem riscos e/ou interações indesejadas. A medicina geriátrica é uma ciência que avança a cada dia proporcionando longevidade com melhor qualidade de vida para a população idosa.
É a especialidade que trata da saúde da mulher, da infância à terceira idade. Dedica atenção especial ao aparelho genital feminino, tanto no aspecto curativo como preventivo. Durante o período reprodutivo da mulher é visada a questão do planejamento familiar. No climatério é dada atenção especial aos aspectos preventivos e de melhoria da sua qualidade de vida. A ginecologia também leva em conta os aspectos emocionais que atingem as pacientes, e que, muitas vezes, são as causas de suas visitas aos consultórios.
A hematologia estuda, principalmente, os elementos figurados do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Estuda, também, a produção desses elementos e os órgãos onde eles são produzidos (órgãos hematopoiéticos): medula óssea, baço e linfonodos. Além de estudar o estado de normalidade dos elementos sanguíneos e dos órgãos hematopoiéticos, estuda as doenças a eles relacionadas.
Hepatologia (gastro-hepatologia) é a especialidade que cuida do fígado e órgãos que atuam com ele, como vesícula biliar e pâncreas. Faz-se necessário consultar um hepatologista quando há algum tipo de alteração no fígado, acompanhado de sintomas como diferença de cor nas fezes, dor de cabeça frequente, pele e olhos amarelados, urina escura, entre outros.
Especialidade médica que se ocupa do estudo das doenças causadas por diversos patógenos.
É a especialidade médica que se dedica ao estudo das glândulas mamárias. O mastologista é o especialista que previne, diagnostica e trata as doenças da mama.
Nefrologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, em especial o rim. A utilização inadequada de alguns medicamentos de uso corrente, como os analgésicos e os anti-inflamatórios, por exemplo, também pode provocar lesões renais. Se não forem diagnosticadas precocemente e se não forem tratadas corretamente, as doenças renais podem provocar perda progressiva da função renal e evoluir para a insuficiência renal crônica, precisando de hemodiálise. Na maioria dessas situações, a perda de função renal pode ser evitada se os doentes forem observados precocemente e seguidos numa consulta de nefrologia.
A neonatologia é o ramo da Pediatria que ocupa-se das crianças desde o nascimento até 28 dias de idade.
Especialidade médica que trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso.
Especialidade médica que trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso em crianças.
Entendemos o quanto é necessário estar mais pertinho de você e da sua família. Buscando a qualidade de vida das crianças com TEA (transtorno do espectro autista), nosso setor especial foi criado para assegurar o desenvolvimento delas, localizado na ClivaleMais Parque Shopping Bahia em Lauro de Freitas.
A nutrição é o estudo da relação entre a ingestão de nutrientes através dos alimentos e a ação desses nutrientes no corpo humano, ou seja, o estudo dos processos envolvidos na obtenção de nutrientes. O nutricionista é o profissional que estuda as maneiras mais corretas de nutrição para cada pessoa, pesquisando, orientando e controlando a alimentação dos seus pacientes, seguindo dados de exames feitos por eles. Com base nesses dados, o profissional entende o organismo do paciente e identifica as substâncias em deficiências ou em excesso, elaborando uma dieta adequada a cada paciente e realizando também o controle dos níveis dessas substâncias.
É o médico especialista da visão, que se dedica ao estudo e tratamento das doenças e erros de refração dos olhos. A oftalmologia é uma especialidade da medicina, um ramo que investiga e trata doenças relacionadas com os olhos, visão e seus anexos. Assim como diversas outras especialidades da medicina, também tem várias subespecialidades, entre elas doenças orbitárias, plástica ocular, oftalmopediatria, cirurgia refrativa, catarata, entre outros. Por isso, o médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os olhos.
Oncologia é a especialidade médica que identifica, monitora e trata o diagnóstico de câncer em suas diferentes apresentações. O paciente deve procurar imediatamente um oncologista quando suspeitar do conjunto de sintomas como: queda repentina de pessoa sem fazer dieta ou prática de exercício, muito cansaço para pequenas tarefas, dor que não passa, corpo com temperatura elevada que não passa com medicamento, alteração nas fezes, dor ao urinar, sangramentos sem motivos, presença de nódulos, engasgos frequentes, rouquidão ou tosse por mais de três semanas.
É a especialidade médica que utiliza métodos clínicos, físicos e cirúrgicos para tratar, corrigir enfermidades, lesões e deformidades ósseas dos músculos, dos tendões, articulações e ligamentos, e tudo o que se relaciona ao aparelho locomotor, ao sistema esquelético e estruturas associadas.
Especialidade que estuda desde as malformações congênitas , distúrbios do desenvolvimento, problemas posturais, doenças neuromusculares até os problemas traumáticos como fraturas e outras lesões envolvendo crianças e adolescentes.
A otorrinolaringologia (ORL) é uma especialidade médica com características clínicas e cirúrgicas. Seu campo de atuação envolve as doenças do ouvido, do nariz e seios paranasais, faringe, laringe, cabeça e pescoço. A avaliação do Otorrinolaringologista (Otorrino) é muito importante para o correto diagnóstico e tratamento das doenças que se manifestam com esses sinais e sintomas. O tratamento pode ser tanto cirúrgico quanto clínico, dependendo da doença e de cada caso especificamente.
A pediatria é a especialidade médica que assiste do lactente (puericultura) ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos. Aspectos preventivos envolvem ações como aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura).
Pneumologia é a especialidade médica a qual é responsável pelo tratamento das patologias das vias aéreas inferiores. O profissional habilitado para atuar na mesma é denominado pneumologista. Entre as doenças sob enfoque da pneumologia encontramse Apnéia Obstrutiva do Sono, Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva crônica (DPOC), Pneumonias em suas variadas etiologias, Fibrose Cística, Tuberculose, Micoses Pulmonares, Doenças Pulmonares Interticiais, Transtornos vasculares dos pulmões, Doenças auto-imunes com comprometimento pulmonar e as Pneumoconioses. Além da avaliação clínica, os Pneumologistas são habilitados para a realização de exame espirométrico (ou espirometria) de broncoscopia.
A Proctologia é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento das afecções que acometem os seguintes órgãos: cólons, reto e ânus. Dentre as principais doenças que acontecem nesses segmentos anatômicos, encontramos, por exemplo, desde entidades orgânicas como os tumores e as doenças hemorroidárias, até condições funcionais como a prisão de ventre e a síndrome do intestino irritável.
Estudo do comportamento e das funções mentais. Tem como objetivo imediato a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos, e tem, segundo alguns, como objetivo final o benefício geral da sociedade.
Especialidade da medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas.
A Reumatologia é o ramo da Medicina que se dedica ao estudo de todas as doenças que danifiquem os tecidos conjuntivos ou as articulações, e sejam degenerativas (algumas são inflamatórias), como as artrites, escleroses, fibromialgia, gota, osteoartrite, osteoporose ou lupus. O reumatologista é o médico especialista responsável por diagnosticar, analisar e tratar doenças desta área da medicina.
Urologia é uma especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário de homens e de mulheres e do sistema reprodutor dos homens. Os médicos que possuem especialização nesta área são os urologistas, sendo treinados para diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos. Os órgãos estudados pelos urologistas incluem os rins, ureteres, bexiga urinária,uretra e os órgãos do sistema reprodutor masculino (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis). As adrenais acabaram entrando na especialidade devido ao aspecto cirúrgico das doenças tumorais das supra-renais.A urologia combina o acompanhamento de condições não-cirúrgicas como, por exemplo, infecções do trato urinário, e de condições cirúrgicas, como a correção de anomalias congênitas e o tratamento cirúrgico de cânceres.
Acupuntura consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura", com objetivo de efeito terapêutico em diversas condições de desarmonias ou desequilíbrio orgânico.
A Fisioterapia pode ser definida como uma ciência aplicada à prevenção e tratamento da saúde por meio de recursos físicos. Sua aplicação necessita do entendimento das estruturas e funções do corpo humano. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, cinético-funcionais (da biomecânica e funcionalidade humana) decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Além disso, a Fisioterapia estuda os efeitos benéficos dos recursos físicos como o movimento corporal, as irradiações e correntes eletromagnéticas, o ultrassom, entre outros recursos, sobre o organismo humano. A Fisioterapia atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que têm o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções.
Entendemos o quanto é necessário estar mais pertinho de você e da sua família. Buscando a qualidade de vida das crianças com TEA (transtorno do espectro autista), nosso setor especial foi criado para assegurar o desenvolvimento delas, localizado na ClivaleMais Parque Shopping Bahia em Lauro de Freitas.
Estudo do comportamento e das funções mentais. Tem como objetivo imediato a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos, e tem, segundo alguns, como objetivo final o benefício geral da sociedade.